sábado, 27 de Abril de 2024  15:12
PESQUISAR 
LÍNGUA  

Portal D'Aveiro

Publicidade Prescrição eletrónica (PEM), Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica (MCDT), Gestão de Clínicas Publicidade

Inovanet


RECEITA SUGESTÃO

Creme de Legumes com Natas

Creme de Legumes com Natas

Descascar o alho e as cebolas. Cortar as cebolas em cubos e picar o alho. Descascar as batatas e cortar em cubos. ...
» ver mais receitas


NOTÍCIAS

imprimir resumo
04-06-2019

Assoreamento da Ria tema do primeiro debate promovido pelo movimento de defesa da ria de Aveiro.



Assoreamento da Ria de Aveiro em discussão no dia 15 de junho.

Na contagem decrescente para o arranque dos trabalhos de dragagem, previstos para o final deste mês, o movimento Maria promove o debate sobre a empreitada.

“Ria de Aveiro: Assoreamento Aparente ou Real?” é o tema da conferência de João Miguel Dias que o Movimento em Defesa da Ria (MARIA) organiza no dia 15 de junho.

A reunião, que decorrerá pelas 17h00 no Salão Nobre da Junta de Freguesia da Gafanha da Nazaré, com entrada livre, aborda o já anunciado início dos trabalhos de desassoreamento dos principais canais da Ria.

O tema do desassoreamento da Ria de Aveiro é um assunto que mobiliza o interesse generalizado dos amantes da Ria, especialmente, de todos aqueles que praticam desportos e atividades náuticas, e ainda dos clubes e associações, que se sentem penalizados pela ausência de dragagens nos últimos anos.

João Miguel Dias é doutorado em Física e Professor Associado com Agregação no Departamento de Física da Universidade de Aveiro, do qual é o atual Diretor.

Fundou e lidera o Núcleo de Modelação Estuarina e Costeira (http://www.nmec.eu/), sendo investigador do Centro de Estudos do Ambiente do Mar (CESAM), onde é co-coordenador da linha temática Sistemas Ambientais Integrados.

Com cerca de 30 anos de experiência profissional, é especialista na modelação numérica de processos físicos em zonas estuarinas e costeiras, destacando-se o seu contributo significativo para o estudo da hidrodinâmica da Ria de Aveiro.

Participou e coordenou vários projetos de investigação nacionais e internacionais e tem uma vasta experiência em trabalhos de consultoria para organizações públicas e privadas.

É editor e revisor de um número elevado de revistas internacionais e tem integrado painéis de avaliação de projetos e bolsas na área das ciências do mar para várias agências nacionais e internacionais.

É ainda autor de mais de 140 trabalhos em revistas internacionais nas áreas de Ciências Ambientais e Oceanografia e supervisor de um número significativo de investigadores de pós-doutoramento e de estudantes de Doutoramento e Mestrado na Universidade de Aveiro.

Esta primeira de duas conferências que o MARIA se propõe organizar até ao verão é o resultado de uma decisão do Núcleo de Fundadores do Movimento, que pretende usar esta oportunidade para gerar um “momento de reflexão e análise” sobre um dos principais problemas que afetam zonas muito significativas da laguna.

A primeira Conferência do Movimento de Amigos da Ria dedicada ao assoreamento tem o apoio da Junta de Freguesia da Gafanha da Nazaré, da Fundação António Pascoal e da Rádio Terranova.


ACESSO

» Webmail
» Definir como página inicial

Publicidade

TEMPO EM AVEIRO


Inovanet
INOVAgest ®